É muito comum ligar a incontinência urinária a vários fatores, mas poucas pessoas chegam a imaginar que uma simples xícara de café pode influenciar no escape do xixi. Para ajudar a lidar e a diminuir essa condição, listamos 6 alimentos e bebidas que podem agravar a incontinência urinária.
-
Café e chás
Pois é, aquele café que adoramos tomar a cada momento do dia pode agravar o escape do xixi. Isso acontece porque café e chás escuros, como o verde e o preto, contêm cafeína. Essa substância é diurética, ou seja, ela aumenta o fluxo e o volume de urina no corpo. Claro, não precisa eliminar o cafezinho do seu dia a dia, mas se você toma frequentemente é importante moderar.
-
Refrigerantes de cola
Eles parecem inofensivos, mas os refrigerantes de cola podem ser duplamente agravantes da incontinência urinária. Assim como cafés e chás escuros, eles são diuréticos. Para completar, possuem substâncias que podem irritar bexigas mais sensíveis.
-
Bebidas alcoólicas
É só tomar uma cerveja que vem aquela vontade incontrolável de ir ao banheiro? A explicação é simples: o álcool também tem efeito diurético. Sem falar que, em excesso, faz mal à saúde. Procure moderar.
-
Frutas cítricas
As frutas cítricas podem irritar bexigas mais sensíveis. Alguns exemplos: abacaxi, acerola, ameixa, cupuaçu, jabuticaba, caju, laranja e até tomate. Isso vale para os sucos também.
-
Pimentas e alimentos picantes
Sabe aquela pimentinha que a gente sempre coloca para dar mais tempero à comida? Ela também pode irritar a bexiga e aumentar os sintomas da incontinência urinária. Algumas pessoas chegam a notar uma melhora apenas retirando a pimenta e os alimentos picantes do cardápio.
-
Blueberry
A blueberry, também chamada de mirtilo, é um caso curioso. Por ser rica em ácido, acaba irritando a bexiga, o que aumenta o escape de xixi. Em compensação, seu suco ajuda em infecções urinárias. O ideal é consultar um especialista para entender se a fruta faz bem ou mal no seu caso.
Não deixe sua vida parar
A gente sabe, é complicado retirar completamente todos esses alimentos e bebidas da rotina. A dica aqui é saber moderar em vez de tentar eliminá-los da dieta. E lembre-se: sempre que você não resistir e exagerar nesses alimentos, você conta com a roupa íntima descartável como uma solução prática para sua vida não parar.
(Fonte: Érika Fantaguci Chuqui Araújo, nutricionista)