05 coisas que acontecem depois dos 40 e são normais

Hoje, graças à tecnologia e a um estilo de vida saudável, é possível suavizar a passagem dos anos e se manter ativo por muito tempo. Passar dos 40 significa que ainda tem muito a viver mesmo com o corpo começando a mostrar algumas mudanças. Leveza é fundamental para aproveitar as vantagens dos 40, 50, 60. Listamos aqui 05 mudanças naturais que chegam nessa fase e que não vão fazer sua vida parar.

  1. A visão fica diferente

A visão fica diferente

Um dos indícios de que chegou aos 40 está na visão. Objetos próximos talvez não fiquem tão nítidos como antes. A chamada presbiopia, popularmente conhecida como “vista cansada”, é mais comum do que se imagina e basta uma breve consulta com o oftalmologista para acompanhar essa mudança.

  1. Mais atenção para controlar o peso

Perder peso depois dos 40 anos é diferente de quando se tem 20. O metabolismo começa a desacelerar, mas nem por isso emagrecer é impossível. Disciplina, ajustes na alimentação, uma rotina de exercícios e boas noites de sono são a receita perfeita para manter por muito tempo seu peso ideal.

Mais atenção para controlar o peso

  1. Escape de xixi

Escape de xixi

É mais comum do que se imagina e deve ser sempre visto com naturalidade. Cerca de 5% dos brasileiros convivem com incontinência urinária. Para evitar, uma boa dica é adotar exercícios pélvicos em sua rotina [confira AQUI], que também ajudam no desempenho sexual. E, se estiver com os sintomas, saiba que é normal e há uma série de medidas que podem ser tomadas para não afetar sua qualidade de vida [confira AQUI].

  1. Valorizar mais encontros caseiros

Barulhos muito altos passam a causar mais irritação depois dos 40. A vida social, em muitos casos, passa a acontecer mais em lugares tranquilos e privados, onde é possível ter conversas de qualidade. Claro, nada impede de se divertir em uma balada ou um bar sempre que quiser.

Valorizar mais encontros caseiros

  1. Reparar nas ressacas

E, por falar em festas e jantares, a ingestão de uma grande dose de bebida alcoólica depois dos 40 pode gerar uma ressaca mais notável no dia seguinte. A maioria dos especialistas diz que organismos com mais idade costumam ter menos água para diluir a bebida, trazendo desidratação e dor de cabeça. O segredo aqui é o mesmo que você aprendeu na juventude: curtir os bons momentos, mas sem exagerar na bebida.

Reparar nas ressacas

Com o passar dos anos, você poderá notar essas ou outras alterações no funcionamento do seu corpo. Alguns pontos merecem mais atenção e uma consulta com seu especialista para orientação. O mais importante é você não deixar que isso interfira na sua vida.

Os alimentos e bebidas vilões da incontinência urinária

É muito comum ligar a incontinência urinária a vários fatores, mas poucas pessoas chegam a imaginar que uma simples xícara de café pode influenciar no escape do xixi. Para ajudar a lidar e a diminuir essa condição, listamos 6 alimentos e bebidas que podem agravar a incontinência urinária.

  1. Café e chás

Pois é, aquele café que adoramos tomar a cada momento do dia pode agravar o escape do xixi. Isso acontece porque café e chás escuros, como o verde e o preto, contêm cafeína. Essa substância é diurética, ou seja, ela aumenta o fluxo e o volume de urina no corpo. Claro, não precisa eliminar o cafezinho do seu dia a dia, mas se você toma frequentemente é importante moderar.

  1. Refrigerantes de cola

Refrigerantes de colaEles parecem inofensivos, mas os refrigerantes de cola podem ser duplamente agravantes da incontinência urinária. Assim como cafés e chás escuros, eles são diuréticos. Para completar, possuem substâncias que podem irritar bexigas mais sensíveis.

  1. Bebidas alcoólicas

Bebidas alcoólicasÉ só tomar uma cerveja que vem aquela vontade incontrolável de ir ao banheiro? A explicação é simples: o álcool também tem efeito diurético. Sem falar que, em excesso, faz mal à saúde. Procure moderar.

  1. Frutas cítricas

Frutas cítricasAs frutas cítricas podem irritar bexigas mais sensíveis. Alguns exemplos: abacaxi, acerola, ameixa, cupuaçu, jabuticaba, caju, laranja e até tomate. Isso vale para os sucos também.

  1. Pimentas e alimentos picantes

Pimentas e alimentos picantesSabe aquela pimentinha que a gente sempre coloca para dar mais tempero à comida? Ela também pode irritar a bexiga e aumentar os sintomas da incontinência urinária. Algumas pessoas chegam a notar uma melhora apenas retirando a pimenta e os alimentos picantes do cardápio.

  1. Blueberry

BlueberryA blueberry, também chamada de mirtilo, é um caso curioso. Por ser rica em ácido, acaba irritando a bexiga, o que aumenta o escape de xixi. Em compensação, seu suco ajuda em infecções urinárias. O ideal é consultar um especialista para entender se a fruta faz bem ou mal no seu caso.

Não deixe sua vida parar

A gente sabe, é complicado retirar completamente todos esses alimentos e bebidas da rotina. A dica aqui é saber moderar em vez de tentar eliminá-los da dieta. E lembre-se: sempre que você não resistir e exagerar nesses alimentos, você conta com a roupa íntima descartável como uma solução prática para sua vida não parar.

(Fonte: Érika Fantaguci Chuqui Araújo, nutricionista)