Hoje, graças à tecnologia e a um estilo de vida saudável, é possível suavizar a passagem dos anos e se manter ativo por muito tempo. Passar dos 40 significa que ainda tem muito a viver mesmo com o corpo começando a mostrar algumas mudanças. Leveza é fundamental para aproveitar as vantagens dos 40, 50, 60. Listamos aqui 05 mudanças naturais que chegam nessa fase e que não vão fazer sua vida parar.
-
A visão fica diferente
Um dos indícios de que chegou aos 40 está na visão. Objetos próximos talvez não fiquem tão nítidos como antes. A chamada presbiopia, popularmente conhecida como “vista cansada”, é mais comum do que se imagina e basta uma breve consulta com o oftalmologista para acompanhar essa mudança.
-
Mais atenção para controlar o peso
Perder peso depois dos 40 anos é diferente de quando se tem 20. O metabolismo começa a desacelerar, mas nem por isso emagrecer é impossível. Disciplina, ajustes na alimentação, uma rotina de exercícios e boas noites de sono são a receita perfeita para manter por muito tempo seu peso ideal.
-
Escape de xixi
É mais comum do que se imagina e deve ser sempre visto com naturalidade. Cerca de 5% dos brasileiros convivem com incontinência urinária. Para evitar, uma boa dica é adotar exercícios pélvicos em sua rotina [confira AQUI], que também ajudam no desempenho sexual. E, se estiver com os sintomas, saiba que é normal e há uma série de medidas que podem ser tomadas para não afetar sua qualidade de vida [confira AQUI].
-
Valorizar mais encontros caseiros
Barulhos muito altos passam a causar mais irritação depois dos 40. A vida social, em muitos casos, passa a acontecer mais em lugares tranquilos e privados, onde é possível ter conversas de qualidade. Claro, nada impede de se divertir em uma balada ou um bar sempre que quiser.
-
Reparar nas ressacas
E, por falar em festas e jantares, a ingestão de uma grande dose de bebida alcoólica depois dos 40 pode gerar uma ressaca mais notável no dia seguinte. A maioria dos especialistas diz que organismos com mais idade costumam ter menos água para diluir a bebida, trazendo desidratação e dor de cabeça. O segredo aqui é o mesmo que você aprendeu na juventude: curtir os bons momentos, mas sem exagerar na bebida.
Com o passar dos anos, você poderá notar essas ou outras alterações no funcionamento do seu corpo. Alguns pontos merecem mais atenção e uma consulta com seu especialista para orientação. O mais importante é você não deixar que isso interfira na sua vida.