É muito comum ligar a incontinência urinária a vários fatores, mas poucas pessoas chegam a imaginar que uma simples xícara de café pode influenciar no escape do xixi. Para ajudar a lidar e a diminuir essa condição, listamos 6 alimentos e bebidas que podem agravar a incontinência urinária.

  1. Café e chás

Pois é, aquele café que adoramos tomar a cada momento do dia pode agravar o escape do xixi. Isso acontece porque café e chás escuros, como o verde e o preto, contêm cafeína. Essa substância é diurética, ou seja, ela aumenta o fluxo e o volume de urina no corpo. Claro, não precisa eliminar o cafezinho do seu dia a dia, mas se você toma frequentemente é importante moderar.

  1. Refrigerantes de cola

Refrigerantes de colaEles parecem inofensivos, mas os refrigerantes de cola podem ser duplamente agravantes da incontinência urinária. Assim como cafés e chás escuros, eles são diuréticos. Para completar, possuem substâncias que podem irritar bexigas mais sensíveis.

  1. Bebidas alcoólicas

Bebidas alcoólicasÉ só tomar uma cerveja que vem aquela vontade incontrolável de ir ao banheiro? A explicação é simples: o álcool também tem efeito diurético. Sem falar que, em excesso, faz mal à saúde. Procure moderar.

  1. Frutas cítricas

Frutas cítricasAs frutas cítricas podem irritar bexigas mais sensíveis. Alguns exemplos: abacaxi, acerola, ameixa, cupuaçu, jabuticaba, caju, laranja e até tomate. Isso vale para os sucos também.

  1. Pimentas e alimentos picantes

Pimentas e alimentos picantesSabe aquela pimentinha que a gente sempre coloca para dar mais tempero à comida? Ela também pode irritar a bexiga e aumentar os sintomas da incontinência urinária. Algumas pessoas chegam a notar uma melhora apenas retirando a pimenta e os alimentos picantes do cardápio.

  1. Blueberry

BlueberryA blueberry, também chamada de mirtilo, é um caso curioso. Por ser rica em ácido, acaba irritando a bexiga, o que aumenta o escape de xixi. Em compensação, seu suco ajuda em infecções urinárias. O ideal é consultar um especialista para entender se a fruta faz bem ou mal no seu caso.

Não deixe sua vida parar

A gente sabe, é complicado retirar completamente todos esses alimentos e bebidas da rotina. A dica aqui é saber moderar em vez de tentar eliminá-los da dieta. E lembre-se: sempre que você não resistir e exagerar nesses alimentos, você conta com a roupa íntima descartável como uma solução prática para sua vida não parar.

(Fonte: Érika Fantaguci Chuqui Araújo, nutricionista)