Hoje, graças à tecnologia e a um estilo de vida saudável, é possível suavizar a passagem dos anos e se manter ativo por muito tempo. Passar dos 40 significa que ainda tem muito a viver mesmo com o corpo começando a mostrar algumas mudanças. Leveza é fundamental para aproveitar as vantagens dos 40, 50, 60. Listamos aqui 05 mudanças naturais que chegam nessa fase e que não vão fazer sua vida parar.

  1. A visão fica diferente

A visão fica diferente

Um dos indícios de que chegou aos 40 está na visão. Objetos próximos talvez não fiquem tão nítidos como antes. A chamada presbiopia, popularmente conhecida como “vista cansada”, é mais comum do que se imagina e basta uma breve consulta com o oftalmologista para acompanhar essa mudança.

  1. Mais atenção para controlar o peso

Perder peso depois dos 40 anos é diferente de quando se tem 20. O metabolismo começa a desacelerar, mas nem por isso emagrecer é impossível. Disciplina, ajustes na alimentação, uma rotina de exercícios e boas noites de sono são a receita perfeita para manter por muito tempo seu peso ideal.

Mais atenção para controlar o peso

  1. Escape de xixi

Escape de xixi

É mais comum do que se imagina e deve ser sempre visto com naturalidade. Cerca de 5% dos brasileiros convivem com incontinência urinária. Para evitar, uma boa dica é adotar exercícios pélvicos em sua rotina [confira AQUI], que também ajudam no desempenho sexual. E, se estiver com os sintomas, saiba que é normal e há uma série de medidas que podem ser tomadas para não afetar sua qualidade de vida [confira AQUI].

  1. Valorizar mais encontros caseiros

Barulhos muito altos passam a causar mais irritação depois dos 40. A vida social, em muitos casos, passa a acontecer mais em lugares tranquilos e privados, onde é possível ter conversas de qualidade. Claro, nada impede de se divertir em uma balada ou um bar sempre que quiser.

Valorizar mais encontros caseiros

  1. Reparar nas ressacas

E, por falar em festas e jantares, a ingestão de uma grande dose de bebida alcoólica depois dos 40 pode gerar uma ressaca mais notável no dia seguinte. A maioria dos especialistas diz que organismos com mais idade costumam ter menos água para diluir a bebida, trazendo desidratação e dor de cabeça. O segredo aqui é o mesmo que você aprendeu na juventude: curtir os bons momentos, mas sem exagerar na bebida.

Reparar nas ressacas

Com o passar dos anos, você poderá notar essas ou outras alterações no funcionamento do seu corpo. Alguns pontos merecem mais atenção e uma consulta com seu especialista para orientação. O mais importante é você não deixar que isso interfira na sua vida.